Bom dia, Maria Adelina.
Bom dia, Frei João! Que booom!…
Posso entrevistá-la?
Eu não sei se sei, mas se não souber o meu homem ajuda.
Há quanto tempo é zeladora do Menino Jesus?
Talvez há 15 anos… Mas espere, que vou perguntar-lhe…
Ok. Sim, António?…
Não! Nada disso! Foi há mais tempo, foi lá para o dobro. Isso começou com o meu irmão, o Pe Carneiro! Nós vamos lá quase desde o início das peregrinações!
Como assim?
O meu irmão depois de ordenado chegou à freguesia e começou a anunciar o Menino Jesus. As pessoas gostaram e aderiram. Fizemos coisas lindas, era uma grande romaria que se fazia ao Santuário, com grande amizade e devoção. Agora é pena estas coisas…
Estas coisas, quais coisas?!
Esta pandemia, este bicho que mina a confiança das pessoas umas nas outras.
Então o apóstolo foi o Pe. Carneiro!
Foi, claro que foi. O Vítor também. Mas o primeiro e o maior foi o Pe. Carneiro.
Olhe, quem é o mais devoto: Você ou a sua mulher?
Isso não se pergunta!
Mas eu pergunto.
Somos os dois iguais, com uma diferença. Ela no exterior, eu no interior.
Como é isso, explique-me?
Estas coisas não se explicam, carambas! A minha mulher exterioriza mais a devoção, sabe? E eu falo-lhe mais no interior. Nisso sou mais Carmelita, não acha?
Acho! E que lhe diz?
Ora que lhe digo?! Se é interior, é para ficar no interior! É cá comigo e com Ele! São coisas secretas entre dois amigos. E é assim que ficam bem!
Então respeite-se, carambas!
Pois é. Sabe o que faz falta? Tempo quente e mais confiança para podermos lá voltar, que esta peste estragou tudo! Eu até nem sei como é que aguentamos tanto tempo sem lá ir, mas sabe como é: vão lá os novos, e nós encomendamo-nos a eles que nos lembrem ao Menino Jesus no seu Santuário! É o que pode ser!…
Os novos são o futuro.
Eles são um futuro diferente de nós. Não vão fazer do mesmo modo que nós, mas o amor há-de ser o mesmo. Precisam é de apóstolos, sabe?
Claro.
Então, cuide disso, tá bem? Mande-me, por favor, uns calendários para o pessoal de Delães e Riba de Ave. E os meus cumprimentos a todos os Carmelitas!