N. 04.04.1932
F. 17.08.2017
Meadela (Viana Castelo)
Senhor Barroso, servidor humilde da hospitalidade. Durante 20 anos, de segunda a domingo, foi o rosto da portaria do Carmo. Após a abertura, em 2014, do Albergue de São João da Cruz dos Caminhos, acolhia peregrinos de todas as nações, recebendo-os com mansidão e paciência.
(Recordo-me que um dia disse: estou tão feliz! Recebi 18 peregrinos e até falei com todos! Em que língua, Senhor Barroso? Em espanhol, respondeu. Quando o Superior cumprimentou os espanholitos verificou que eram todos alemães e polacos, e não falavam castelhano…)
Nos últimos tempos as forças começaram a faltar. Ainda que se visse obrigado a algumas ausências, voltava sempre ao silêncio do Carmo e ao serviço da portaria e dos peregrinos de Santiago. Certo dia confidenciou-me que não conseguia viver sem o Carmo, ele que trazia em seu peito o Escapulário de Nossa Senhora. Também entre nós ficará sempre conhecido como o hospitaleiro-mor dos hospitaleiros. Recordamos a sua grata presença na última ceia de Natal do Albergue.
Faleceu a 18 de Agosto. O vazio da saudade só será preenchido pela determinação em dar prosseguimento à hospitalidade que ele tão bem servia. Que Deus, na sua infinita bondade, o receba na eternidade, e Nossa Senhora do Carmo o cubra com o seu manto! – Verónica Parente