Há quase dezassete anos que o Santuário e o Menino Jesus recebem a visita dos Peregrinos de Elvas. Este ano foi a 3 e 4 de Novembro. Os Carmelitas têm uma ligação histórica muito forte ao Alentejo e, concretamente, a Elvas. Quando os abraçamos parece que nos abraçamos. O lema da peregrinação foi o seguinte: O Senhor é o meu refúgio e a minha salvação.


A propósito, escreveu o diácono Fernando Santana:
Este sentimento de abandono aos desígnios do Menino Rei e a certeza de que junto a Ele nos sentimos verdadeiramente protegidos, são a mola impulsionadora da nossa Peregrinação anual ao seu Santuário.
Conhecemos muito bem esta Sua Casa, onde todos os anos saboreamos a felicidade e a paz de espírito que nos arrebata para o Alto, fazendo esquecer os problemas que nos atormentam, pois em qualquer lugar deste Santuário ouvimos a Sua doce voz dizendo: “Vinde a Mim, vós que andais cansados e atribulados, que Eu vos aliviarei”.


Podemos afirmar, com alegria de autênticos peregrinos de Cristo, que a nossa Peregrinação é a fé em movimento, é a oração sobre rodas, são cânticos dirigidos ao Alto, mas é acima de tudo um grupo de pessoas conscientes de que o que importa na vida espiritual não é o número das mesmas orações nem a acumulação das práticas religiosas, mas a continuidade de uma fé viva e comunitária, o abandono generoso de si próprio e a união íntima com o Menino Rei. O valor das virtudes mede-se pela sua fonte; os nossos actos valem pelas nossas intenções, e desde que estas se elevem constantemente para Ele pela fé, pela esperança e pela caridade, não há nada da nossa existência que não possa ser uma acção de graças, que não dê glória eterna ao Pai.

Feliz Peregrinação
Diácono Fernando Santana