No dia 24 de Setembro de 1938, Custódio José de Brito e Inês Vaz exultaram de alegria com o nascimento do seu primeiro filho: o Manuel de Jesus Vaz de Brito. E naquela casa da Rua Nova de São Bento, na freguesia de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, mais seis irmãos bateram à porta: o José Maria, a Justina, a Glória, a Margarida, o João de Deus e o Tadeu. Desde muito cedo, começou a lidar com os Carmelitas Descalços, na Igreja do Carmo. Em Outubro de 1953 começava a sua carreira eclesiástica, dando entrada no Seminário Diocesano de Braga. Ele queria ser Carmelita, mas naquela tenra idade imperou a vontade dos pais. No entanto, como “querer é poder”, em Outubro de 1961, já com barba refilona, decidiu por si próprio entrar no Noviciado dos Padres Carmelitas Descalços, em Avessadas, Marco de Canaveses. Junto do Menino Jesus de Praga fez a sua profissão religiosa temporária com o nome de Frei Manuel Brito do Menino Jesus. Após o noviciado, seguiu para Espanha a fim de estudar filosofia (Vitória) e teologia (Bilbao). A 11 de Março de 1966 fez a sua profissão solene em Bilbao, e, na mesma cidade do País Basco, foi ordenado sacerdote no dia 10 de Setembro de 1967. Regressado a Portugal, passou os primeiros anos da sua vida sacerdotal dedicado à formação dos seminaristas carmelitas em Viana do Castelo e no Porto. De 1977 a 1980 exerceu o cargo de Vigário Provincial. Nunca descurou a sua formação permanente e, por isso, voltou às carteiras do Instituto de Vida Consagrada (Madrid) e do Instituto Internacional de Espiritualidade (Ávila).
O Padre Manuel Brito é um dom de Deus à família, à Igreja e à Ordem do Carmelo Descalço. O Carmelo português deve-lhe momentos importantes da sua história: a renovação na forma de educar para a vida religiosa, a identidade com o carisma em tempos de mudanças rápidas e profundas e o testemunho permanente de um frade feliz na sua vocação. Nele habita a sabedoria do silêncio e a eloquência da escuta. Todos os dias oferece aos seus irmãos de comunidade a serenidade e a paz que recolhe na fidelidade à oração.
No passado dia 10 de Setembro, a família do Padre Brito e os Carmelitas Descalços reuniram-se em alegre convívio, no Santuário do Menino Jesus de Praga, para agradecer a Deus o dom da vocação religiosa e ao festejado o testemunho da perseverança e da fidelidade. Muito obrigado, Frei Manuel Brito do Menino Jesus, e muitos parabéns pelos 50 anos de sacerdócio!