ORDENAÇÃO E MISSA NOVA

No dia 8 de Dezembro de 2019, o Frei João Carlos, natural de Rosém, Marco de Canaveses, foi ordenado presbítero na Sé Catedral do Porto, pelo bispo D. Manuel Linda. A Ordem dos Carmelitas Descalços abriu-lhe as portas no dia 25 de Julho de 2010. Depois da sua formação religiosa e académica, professou solenemente, no dia 7 de julho de 2018, na Igreja do Carmo (Aveiro), sendo ordenado diácono no dia seguinte, na Sé Catedral de Aveiro, pelo bispo D. António Moiteiro.

No dia 15 de Dezembro, celebrou a Missa Nova. O Santuário do Menino Jesus de Praga estava à pinha. “A forma como Deus me chamou para este ministério – disse – continua a ser um mistério para mim. A vocação surgiu, sem que eu o previsse, durante uma caminhada entre jovens. Naquele dia, em Vila Nova de Cerveira, Deus tocou-me o coração de uma forma que eu não posso explicar. Esse toque trouxe-me até este convento do Menino Jesus de Praga. Lembro-me, claramente, como num dia de Dezembro de 2009 me sentei ali ao fundo, no último banco, a olhar para o Menino Jesus, a pedir-lhe auxílio para perder a vergonha e ganhar coragem para ir falar com um sacerdote sobre aquele sentimento que despertara em mim. Depressa fiquei com uma certeza: o meu caminho passava por ser religioso carmelita. No entanto, até chegar ao sacerdócio, tive muitas lutas ao longo do percurso, muitas delas contra mim próprio. Deus foi-me colocando à prova e mostrando-me os meus próprios dons. Ele acreditava em mim, mas eu não! Por isso, depois de perceber, realmente, que Deus  me queria no sacerdócio, fiz-me de despercebido, pois não queria assumir tal responsabilidade. Contudo, Deus seduziu-me de tal maneira que acabou por me vencer. 

Ao longo destes dez anos, Deus esteve sempre ao meu lado para me ajudar a ultrapassar os obstáculos. E assim, aprendi que, tendo a Deus por companheiro e guia, não há nenhum obstáculo intransponível. Basta colocar toda a confiança n’Ele.”