A imagem original do Menino Jesus de Praga encontra-se na igreja de Nossa Senhora da Vitória, na cidade de Praga, na actual República Checa. Conta a história que a princesa Polixene de Lobskowitz possuía, entre as suas lembranças de família, a imagem do Menino Jesus, que sua mãe, a princesa Manrique de Lara (da família real de Espanha), lhe tinha oferecido como o mais valioso presente de casamento; ela, por sua vez tinha‑a recebido de Santa Teresa de Jesus. Em 1628 esta piedosa princesa ofereceu a imagem ao Frei João Luís da Assunção (prior dos Padres Carmelitas de Praga), dizendo-lhe: «Meu Padre, eu vos dou o que tenho de mais querido. Honrai esta imagem do Menino Deus e nada vos faltará». Imensas graças e milagres são atribuídos ao Menino Jesus de Praga. Vamos conhecer os símbolos da sua imagem.
A coroa
A coroa simboliza a sua realeza. Este menino é o Rei do Universo, “porque foi n’Ele que todas as coisas foram criadas no céu e na terra!” (Cl1, 16). O simbolismo da criança é profundo. O verdadeiro Rei do Universo faz-se humilde, indefeso e simples como uma criança para nos ensinar que nós também devemos seguir este caminho se quisermos ser felizes.
A cruz no peito
A cruz no peito anuncia o sofrimento e a morte que Ele vai padecer, quando adulto, pela salvação da humanidade. A cruz está relacionada e ligada ao manto vermelho do Menino Rei.
O Manto vermelho
O Manto vermelho simboliza o sangue, a Paixão de Cristo, e está intimamente ligado à cruz. Os desenhos em dourado, aplicados ao manto, simbolizam a divindade e o amor deste Menino. Estes símbolos dizem-nos que Ele se vai entregar por amor e, mesmo sendo divino, vai sofrer por cada um de nós.
A túnica branca
A túnica branca simboliza a sua pureza. Ele é o Rei do Universo, é Divino, é humilde, indefeso como uma criança e é puro. Puro quer dizer sem impurezas, sem mistura, sem alteração, limpo, inocente, sem má intenção, sem intenção oculta, verdadeiro, transparente.
A mão esquerda com o globo
A mão esquerda com o globo significa que o amor e o poder deste Menino sustentam o mundo. Jesus tem o mundo na sua mão. A mão esquerda é a mão do apoio, da sustentação, da preservação.
A mão direita a abençoar
A mão direita também tem um significado profundo. A mão direita é a mão da acção, do agir, do “verbo”. Ele é o “verbo de Deus”, ou seja, é Deus agindo. E qual a acção que esta mão direita realiza? Abençoar! Derramar bênçãos sobre o mundo que Ele sustenta na sua mão esquerda. Jesus, na verdade, é a própria bênção de Deus. Recebê-lo na nossa vida é a maior de todas as bênçãos que podemos ter.
Os dois dedos juntos
Os dois dedos juntos da mão direita simbolizam a natureza humana e divina de Jesus, «verdadeiro Deus e verdadeiro homem». São também uma forma de manifestar a união do homem com Deus.
O anel
O anel religioso significa a nova e eterna aliança de Deus com os homens, estabelecida em Cristo. Na parábola do filho pródigo, esta união com Deus está simbolizada no anel que o Pai mandou colocar no dedo do filho arrependido (Lc 15, 22).
Oração de Frei Cirilo
Divino Menino Jesus de Praga, a Vós recorro e Vos rogo, por intercessão de vossa Mãe Santíssima, que me assistais nesta necessidade, porque creio firmemente que a vossa divindade me pode valer (pede‑se a graça que se deseja alcan-çar).
Espero com confiança alcançar a vossa graça. Amo-Vos com todo o meu coração e com todas as forças da minha alma. Pesa-‑me de Vos ter ofendido e, propondo nunca mais Vos tornar a ofender, estou disposto a tudo sofrer antes que Vos desgostar.
De agora em diante, quero servir-Vos com toda a fidelidade, e, por amor a Vós, amar o meu próximo como a mim mesmo.
Poderoso Infante, renovo a minha súplica: ajudai-me, socorrei-me nesta necessidade e concedei-me a graça de Vos possuir eternamente com Maria e José, e adorar-Vos para sempre com os Santos e os Anjos na pátria celeste. Amen.